Home Posts AGRICULTURA FAMILIAR É TEMA DE CONCURSO DE DESENHO PARA CRIANÇAS

AGRICULTURA FAMILIAR É TEMA DE CONCURSO DE DESENHO PARA CRIANÇAS

CONTAG INCENTIVA AÇÕES PARA DIVULGAR O ANO DA AGRICULTURA FAMILIAR
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promove, em julho, um concurso de desenho para crianças de 8 a 12 anos residentes em áreas rurais de toda a América Latina e Caribe. Com o tema “Alimentar o mundo, cuidar do planeta. Desenhando a Agricultura Familiar”, o intuito do concurso é estimular o aprendizado sobre a agricultura familiar e destacar a importância desta atividade para a erradicação da pobreza e da fome.

O concurso faz parte do calendário de atividades que marcam o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). A ideia é levar o debate sobre a agricultura familiar para as salas de aula, envolvendo as crianças nesta temática e possibilitando uma reflexão crítica sobre seu contexto de vida no campo, estimulando também a criatividade delas neste processo.
A CONTAG incentiva as escolas rurais a participarem, e pede apoio das federações e sindicatos na divulgação em Escolas Família Agrícola – EFAs, Casas Familiares Rurais – CRFs, e demais escolas rurais. O secretário de Políticas Sociais da Confederação, José Wilson Gonçalves, acredita que a participação das crianças do campo neste concurso poderá agregar aspectos positivos a elas e à escola. “Para o MSTTR, esse concurso representa não apenas a chance da escola e do aluno serem premiados, mas também que as crianças, por meio do lúdico, retratem suas vivências no campo e, dessa forma, fortaleçam sua identidade. Além disso, o concurso viabiliza a introdução do tema da agricultura familiar em sala de aula, o que representa um ganho de conteúdo e conhecimento”, afirma o secretário.
Regras de participação e premiação As inscrições já começaram, e vão até 31 de julho. Os trabalhos das crianças devem ser enviados pelas escolas. Cada escola pode enviar os trabalhos de no máximo 20 alunos, sendo um desenho por criança, de autoria dela e inédito.
Após avaliar os desenhos, a FAO escolherá os vencedores, sendo uma criança por país e cinco em nível regional. Como premiação, as crianças receberão uma placa comemorativa, e a escola receberá o Dia de Alimentação Escolar Sustentável, com o oferecimento de um café da manhã saudável a toda comunidade escolar. O anúncio dos vencedores será feito no dia 22 de agosto.
Mais informações sobre as regras de participação e a ficha de inscrição podem ser encontradas clicando aqui.
http://www.fao.org/family-farming-2014/news/news/details-press-room/pt/c/222350/
FONTE: Imprensa CONTAG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Mais Lidas