HomeDestaqueOficina “Vozes do SUS” fortalece comunicação popular e uso estratégico do rádio...

Oficina “Vozes do SUS” fortalece comunicação popular e uso estratégico do rádio em defesa da democracia

A Fiocruz Brasília sediou a 1ª Oficina de Comunicação “Vozes do SUS: comunicar para fortalecer a democracia e cuidar de pessoas”, iniciativa voltada ao fortalecimento da comunicação popular como instrumento de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da participação social.
A atividade teve como objetivo qualificar as  equipes do Ministério da Saúde, da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde e da Fiocruz para o uso estratégico do rádio e dos podcasts, ampliando a capacidade institucional de produzir conteúdos acessíveis, combater a desinformação e fortalecer o diálogo com os territórios.
Comunicação como ferramenta democrática
A oficina partiu do reconhecimento de que a comunicação em saúde é um valor democrático e um direito da população. Em um cenário marcado pela circulação de informações falsas, o rádio permanece como meio acessível, de grande capilaridade e forte presença nas comunidades.
Durante a formação, foram discutidas estratégias para fortalecer o uso do rádio comunitário como instrumento de organização social, promoção do direito à saúde e consolidação da democracia.
“Nós temos que contribuir para a consolidação da democracia. No mundo de fake news e de dificuldade de informação, o rádio é, será e continuará sendo uma grande ferramenta”, afirmou o jornalista e mediador da oficina, Luiz Henrique Parahyba.
Apesar dos avanços tecnológicos e da legislação que permite a instalação de rádios comunitárias, ainda há mais de mil municípios brasileiros sem emissoras locais. Ao mesmo tempo, o crescimento do consumo de podcasts, que já alcança mais de 30 milhões de brasileiros, demonstra o potencial de expansão de formatos sonoros como estratégia de comunicação pública.
Atividades desenvolvidas
Ao longo da oficina, os participantes:
• Criaram Grupos de Trabalho para elaboração de roteiros e planejamento editorial;
•Realizaram mapeamento de experiências locais de comunicação popular;
•Produziram, gravaram, editaram e publicaram programas em formato de podcast;
•Discutiram estratégias de aproximação com rádios comunitárias;
•Planejaram ações para multiplicação da metodologia nos territórios.
A proposta é que cada integrante atue como multiplicador da iniciativa, promovendo oficinas semelhantes em seus estados e municípios.
Próximos passos
A expectativa é ampliar a formação para outras regiões do país. Minas Gerais e Bahia já iniciaram articulações para realizar oficinas locais. Entre os territórios destacados estão a região de Mariana (MG) e as periferias de Salvador (BA), onde o rádio exerce papel estratégico na disseminação de informações e mobilização comunitária.
A iniciativa reafirma o compromisso do Ministério da Saúde com uma comunicação pública participativa, comunitária e comprometida com a defesa do SUS e da democracia, fortalecendo a informação qualificada como instrumento de cuidado e cidadania.
TEXTO – Adrienne Moura
Fotos: Sergio Velho Junior – Fiocruz Brasília
ouça os dois EPISÓDIOS:
PODSUSTENTAR
BORA LÁ COM O SUS
Previous article
Next article

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas