HomePostsTRABALHADOR É ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

TRABALHADOR É ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

 
O pleno do Conselho Nacional de Saúde-CNS – elegeu nesta quarta-feira, 16, o farmacêutico e presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Santos, para dirigir CNS no triênio 2015-2018. Ronald Ferreira é lutador em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS – e nos últimos anos coordenou o movimento Saúde +10 que exige mais recursos e qualidade  para o sistema público de saúde.
Em reunião extraordinária, em Brasília,  também foram eleitos os membros da nova mesa diretora do CNS, respeitando a paridade dos segmentos de usuários, trabalhadores e gestores. A mesa diretora, que será presidida por Ronald Ferreira, ficou assim composta: Geordeci Sousa da Central Única dos Trabalhadores – CUT; Edmundo Omorê  da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira – Coiab; André Luiz de Oliveira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Cleoneide Pinheiro da Federação Nacional das Associação dos Celíacos do Brasil; e Francisca Rêgo Araújo, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.
O Conselho Nacional de Saúde é um espaço  de controle social com representação e 48 membros, e nos últimos 3 anos foi dirigido por uma usuária do SUS, Maria do Socorro de Souza.
Ronald Ferreira presidente do CNS:
Ronald Santos iniciou sua trajetória em Chapecó, no oeste catarinense, cidade onde o farmacêutico ingressou no movimento estudantil secundarista. Graduou-se em Farmácia, na Universidade Federal de Santa Catarina, integrou o movimento de reconstrução do Sindicato dos Farmacêuticos de SC, ingressando, assim, no movimento sindical. Desde então, sua história profissional se entrelaça com as principais mudanças da profissão farmacêutica e da saúde brasileira das últimas décadas.
Presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina, onde ainda é dirigente; atuou em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e no Laboratório de Físico-química de Medicamentos do LACEN-SC. Como presidente da Fenafar, representa a categoria farmacêutica e os interesses gerais da população no Conselheiro Nacional de Saúde. Nos últimos dois anos, coordenou o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde+10.
Atualmente Ronald é farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina e assessor técnico do Conselho Regional de Farmácia de SC. Também é membro da Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e  presidirá o CNS  no triênio 2015-2018.
Fonte do histórico: www.sindfar.org.br
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas