Home Política REVOLUÇÃO NO AR

REVOLUÇÃO NO AR

 
Desobediência civil para implantar as RÁDIOS LIVRES
 
As rádios comunitárias surgiram em regiões periféricas e em pequenas cidades do interior e operam com baixa frequência em FM. São ferramentas de comunicação extremamente importante, com facilidade para instalação e funcionamento, com baixo alcance, tornam- se pontos de referência para as questões locais (aldeias), e tornam-se mais próximas das COMUNIDADES.
oficina-de-radio-bonopolis-janeiro-2012
Em 1990 no interior de Goiás, na cidade de Alvorada do Norte-GO, próximo as divisas com Bahia e Minas Gerais; uma grande experiência com RÁDIO LIVRE revolucionou a forma de comunicação naquela comunidade. Os interesses locais foram mexidos, a sociedade conseguiu minimante se organizar e surgiram as primeiras reações e repressões.
Depois dessa experiência em Goiás, achei que em um popular, fosse possível se democratizar a comunicação brasileira, com revisão das concessões das atuais Rádios e TV’s comerciais e a expansão da comunicação comunitária. Mas os governos democráticos de FHC, LULA e DILMA, não conseguiram mexer nesse vespeiro da comunicação social.
Agora estamos diante de grandes desafios, pois a mídia corporativa se coloca frontalmente contra o processo democrático e apoia abertamente um golpe parlamentar. O papel dos meios de comunicação foi preponderante para a destituição do Governo da presidenta Dilma Rousseff e o fortalecimento de forças fundamentalistas e radicais de direita raivosa no Brasil. O nosso desafio é a comunicação livre e democrática.
No Brasil hoje temos 4756 rádios comunitárias e 1414 novas serão autorizadas, conforme Plano Nacional de Outorgas (PNO – 2017-2019), para que assim possamos exercer o DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO NO AR! Em muitas aldeias amazônicas, cidades do interior na região centro-oeste, vilas de pescadores, comunidades quilombolas, favelas e ocupações rurais, o rádio é um meio de comunicação acessível, prático, divertido e mobilizador para essas comunidades, e precisam funcionar.
Chegou a hora de fazer RÁDIO COMUNITÁRIA de forma LIVRE, sem apegos legais e/ou chancela de governo fajutas. Vamos organizar nossos grupos e montar RÁDIOS LIVRES pelo Brasil…o desafio está colocado.
Aproveite e confira se o seu município foi escolhido no PNO, e se desejar também seguir os meios legais, podemos também juntamos forças. Mas o maior desafio agora é a DESOBEDIÊNCIA NO AR!
Confira a LISTA dos municípios que poderão se habilitar para RÁDIO COMUNITÁRIA:
http://www.comunicacoes.gov.br/espaco-do-radiodifusor/tv-digital/plano-nacional-de-outorga
 
parayhba_tambau_facebook
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Mais Lidas