Mesa Redonda discute desafios na educação do campo na Paraíba e no Brasil.

0
42

Dirigente sindical traz tema para dentro da UFPB

“É preciso avançar nas políticas de educação no campo”. A afirmação é da dirigente sindical pernambucana, Cristiana Andrade, e foi feita durante a realização da Mesa Redonda “Como as assalariadas rurais dialogam sobre salário, trabalho escravo e educação no campo “. O evento aconteceu na última terça-feira (20), no Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

O objetivo da atividade foi fazer uma reflexão sobre as condições enfrentadas pelas mulheres do meio rural na área educacional. Cristiana começou a trabalhar cedo no corte da cana-de-açúcar e teve que lidar com situações adversas para poder concluir seus estudos.

“As escolas ainda ficam muito distantes da zona rural. Também não temos creches para colocar nossas crianças enquanto estamos trabalhando. Acordamos cedo e não temos transportes para atender nossas necessidades”, afirmou.

Luiz Henrique Parahyba, organizador do evento e integrante Confederação Nacional de Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar), acrescentou que eventos como estes servem para provocar a academia e envolver as pessoas para além da Universidade num assunto que, direta ou indiretamente, merece atenção de todos.

Em sentido horário: Cristiana e a profª Aline Barboza, participantes da mesa redonda, Cristiana e LH na apresentação, alunos com a Cristiana recebendo o caderno.

“Toda vez que o povo coloca os pés numa universidade é sempre uma honra. Nós estamos aqui para sermos também provocados. Há o processo de escuta, mas há também a nossa responsabilidade em contribuir nos avanços dessas políticas públicas no campo”, disse.

 

A atividade foi com os alunos do curso de Pedagogia – Educação do Campo – e contou com a participação da professora Francisca Alexandre,  chefa de departamento de Educação do Campo, e Aline Barboza Lima, coordenadora do curso de Pedagogia do Campo e professores do departamento. Ana Paula, assessora da Federação de Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais de Pernambuco (Fetaepe) também esteve presente.

 

Lançamento

 

Durante a Mesa Redonda, foi  lançado o  Caderno Diálogos das Assalariadas Rurais, formato digital (multimídia) e impresso. Os participantes da atividade tiveram acesso a publicação da CONTAR.

Para ter acesso às publicações, basta ir no site http://www contar.org.br

te sindical traz tema para dentro da UFPB

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here