HomeCidadesAbes PB promove I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental I Sanear Paraíba

Abes PB promove I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental I Sanear Paraíba

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambientel – Seção Paraíba, promove, nesta terça (24) e quarta (25) o I Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba ( I Sanear PB). O evento será realizado no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas da Paraíba, em Jaguaribe e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.sanearpb.com.br

O I Sanear PB é hoje uma referência, sendo o principal evento para discutir e propor soluções sobre saneamento ambiental no Estado. O Seminário tem como tema “Desafios para a Universalização e Sustentabilidade”. Durante a programação os participantes terão acesso à informação e conhecimento técnico-científico, com foco na universalização dos serviços, a partir dos quatro pilares do saneamento, que são o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana.

PROGRAMAÇÃO – Os debates terão foco na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com atenção às soluções sustentáveis. Também serão discutidos temas relacionados aos resíduos sólidos, o fortalecimento das práticas de reciclagem, gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos nas cidades.

PALESTRANTES – Entre os palestrantes estão confirmados representates do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Casa Civil da Presidência da República, Cagepa, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Nacional, Ministério Público Estadual, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) .

Estão previstos painéis com os temas 1)Saneamento Ambiental : Desafios e Perspectivas; 2)Regulação e Cobrança dos Serviços de Coleta e Manejo de Resíduos Sólidos; 3) Avanços Regulatórios e a Sustentabilidade Econômica dos Serviços de Coleta e Manejo de Resíduos Sólidos; 4) Pesquisa e Desenvolvimento do Saneamento Ambiental; 5)Boas Práticas de Parcerias Público Privadas na Prestação de Serviços de Saneamento Básico; 6) Drenagem Pluvial Urbana : Gestão e Regulação e 7)Desafios da Universalização dos Serviços de Saneamento.

CARBONO NEUTRO – O I Sanear PB será um evento carbono neutro, com foco socioambiental. O presidente da Abes Paraíba, engenheiro José Dantas de Lima, destacou que essa iniciativa é inovadora. “Nosso objetivo é promover inovação, desenvolvimento sustentável e inclusão social, por meio da valorização da atividade de catadores de materiais recicláveis. Os participantes do evento que se interessarem poderão, de maneira voluntária, contribuir com a Cootramare – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Campina Grande”, concluiu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas