HomePostsNegociação do Setor Canavieiro de Goiás começa essa semana

Negociação do Setor Canavieiro de Goiás começa essa semana

Expansão da representatividade sindical e reajuste de 20,1% são algumas das propostas
Canavieiros de Goiás partem para a primeira reunião com o Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar) para negociar a 29ª Convenção Coletiva do setor. O encontro será no dia 11 de abril, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), às 14h.
O diretor de Assalariados da Fetaeg, José Maria de Lima, afirmou que essa é uma fase muito importante, principalmente por expandir a representatividade a todos os trabalhadores da agroindústria sucroalcooleira e também pelo reajuste do piso salarial.
Propostas
Após 37 assembleias com trabalhadores(as) do setor canavieiro, o reajuste salarial proposto é de 20,1%. O índice se justifica pela mecanização de 87% das lavouras de cana em Goiás (dados do DIEESE), para o corte manual restou apenas o corte mais difícil (locais de brejo, margens de estradas, etc.) e isso reduziu significativamente o ganho dos trabalhadores. Com a aprovação deste reajuste, o piso salarial passaria para R$ 880,00.
Outras reivindicações estão na pauta, como garantia de alimentação gratuita e de qualidade; pagamento de 2horas in intinere (tempo de transporte); fornecimento de 2 uniformes e 2 botinas; dar preferência aos trabalhadores já contratados nos casos de promoção e ocupação de função especializada; garantir o quinquênio, entre outras.
Representatividade
O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de Goiás, seguindo a Orientação Jurisprudencial nº 419 (OJ 419) da SDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também reivindica o direito a representar todos os funcionários das agroindústrias sucroalcooleiras do estado.
Essa medida inclui os trabalhadores que não estão na lavoura de cana de açúcar, mas também nos pátios das agroindústrias, em escritórios administrativos, motoristas, dentre outros. O TST já reconhece que todo o trabalhador do setor sucroalcooleiro é um trabalhador rural e, portanto está representado pela Convenção Coletiva dos Trabalhadores Rurais.
O diretor da Fetaeg reconhece que essa negociação será um desafio, mas acredita que com a união e mobilização dos trabalhadores muitas conquistas são possíveis.
 
Serviço:
Negociação da 29ª Convenção Coletiva do Setor Canavieiro
Data: 11/04/2013
Horário: 14h
Local: Fetaeg – Rua 16-A (esquina com Av. República do Líbano), Qd. 16-A, Lt. 2E. Setor Aeroporto.
Contato: José Maria de Lima – (62) 8118-3936

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas