HomePostsConselheiros de saúde fazem pressão pela urgência dos 10% para saúde no...

Conselheiros de saúde fazem pressão pela urgência dos 10% para saúde no Congresso e defendem “mais médicos”

            Conselheiros e Conselheiras de saúde de várias regiões do Brasil vão nesta quarta-feira, 28, ao Congresso Nacional, liderados pelo Conselho Nacional de Saúde, para pressionar os parlamentares pela tramitação em regime de urgência, urgentíssima do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que assegura 10% da receita corrente bruta da União para a saúde pública. O projeto foi entregue no início do mês ao presidente da Câmara dos Deputados, com mais de 2 milhões de assinaturas.

A presidenta do Conselho Nacional de Saúde- CNS – Maria do Socorro de Souza, disse que o Brasil vive um momento de efervescência política e os temas do financiamento da saúde e a defesa do “mais médicos” estão na agenda nacional.  “Estamos mostrando para o parlamento e para o Governo que o financiamento da saúde pública é necessário, urgente e viável. Nos 25 anos do SUS já perdemos muitas oportunidades de definir uma política de financiamento do SUS, esta nós não podemos perder”, disse Socorro Souza, e concluiu: “Queremos a garantia de mais médicos, mais saúde e mais financiamento”.  A presidenta do CNS e demais conselheiros irão acompanhar nesta quarta-feira a reunião da Comissão de Participação Legislativa da Câmara, que irá analisar o Projeto de Iniciativa Popular dos 10% para saúde.
Cerca de 100 conselheiros e conselheiras de saúde vão visitar os gabinetes dos parlamentares, com a campanha “Seja um parlamentar nota 10”, pedindo apoio pela urgência, urgentíssima para a tramitação do projeto que irá assegurar, inicialmente, cerca de R$ 40 bilhões de reais por ano, a mais no orçamento do SUS. Segundo a presidenta do CNS, a articulação faz parte da mobilização dos 25 anos de criação do Sistema Único de Saúde.
Serviço:
ENTREVISTA COLETIVA – Presidenta do CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE – Maria do Socorro de Souza
HORÁRIO 14h
LOCAL – Salão Verde -Câmara dos Deputados
28 de agosto de 2013
Participação – 100 conselheiros e conselheiras de várias regiões, membros da Mesa diretora do CNS, representantes de entidades e movimentos nacionais e dirigentes de organismos e Centrais Sindicais.
CONTATO – (61) 9928-8114

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas