HomePostsMINISTRO FAZ MOBILIZAÇÃO COM O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE NA CAMPANHA...

MINISTRO FAZ MOBILIZAÇÃO COM O CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE NA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

 

 

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, deu uma “aulinha” aos moradores de Valparaíso-GO durante a mobilização do dia “D” contra a Dengue e Chikingunya. Acompanhado da prefeita de Valparaíso, Lucimar Nascimento e da presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, o ministro visitou duas residências no Jardim Céu Azul, nesta sábado (07/02), para verificar como os moradores cuidam das casas para evitar os criatórios do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

Acompanhado do  Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, o Ministro Arthur Chioro disse após a visita a casa de dona Maria José da Silva, que “ as garrafas estavam pra baixo, os brinquedos não estavam espalhados no quintal, a caixa d’água estava bem fechadinha. Ela é uma grande cidadã e faz bem sua parte. Mas não adianta somente dona Maria fazer a parte dela, os vizinhos precisam fazer também o dever de casa”, salientou o ministro durante a visita a Valparaíso-GO.
O dia de mobilização contra o mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e da febre chikungunya, no município de Valparaíso, em Goiás, faz parta da campanha nacional, com  objetivo de mobilizar as comunidades para  mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar os profissionais de saúde ao diagnóstico correto das doenças.
Aproveitando muitos profissionais de saúde no lançamento da Campanha de Combate a  Dengue,  e representantes da gestão e o Conselho Nacional de Saúde, o ministro Chioro, lembrou que o número de casos de dengue em janeiro de 2015 superou em 57% os casos do mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, foram quase 41 mil casos este ano contra 26 mil em janeiro do ano passado. Mas apesar do aumento de casos, o número de mortes causadas  pela Dengue apresentou uma forte queda. Em janeiro de 2014 foram 37 mortes, no mesmo período de 2015 foram 6 casos.
 
Estados com maior incidência da dengue em janeiro, por 100 mil habitantes:
Acre: 2.673 casos (338,3 por mil habitantes)
Goiás: 6.386 casos (97,9 por mil habitantes)
Mato Grosso do Sul: 1.124 casos (42,9 por mil habitantes)
São Paulo: 17.612 casos (40 por mil habitantes)
Tocantins: 504 casos (33,7 por mil habitantes)

*Dados do MINISTÉRIO DA SAÚDE.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas