HomeCidadesCapacitação é a solução para municípios superarem a crise

Capacitação é a solução para municípios superarem a crise

SUGESTÃO PARA ENFRENTAR A CRISE
A Associação Brasileira dos Municípios – ABM lançou extensa programação de cursos de capacitação para gestores públicos e demais profissionais que assessoram as administrações municipais. A entidade, com mais de 70 anos de história, defende gestões altamente técnicas como uma importante ferramenta para a consolidação de gestões equilibradas e eficientes, principalmente para prefeitos e prefeitas que estão iniciando seus respectivos mandatos, a partir de Janeiro de 2017.

Imagem aérea de Alvorada do Norte, banhada pelo Rio Corrente.
Alvorada do Norte-GO, banhada pelo Rio Corrente

Quase 90% dos 5.568 municípios brasileiros possuem população inferior a cinquenta mil habitantes, e todos, sem exceção, com as mesmas obrigações constitucionais de capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro. Entretanto, a grande maioria destes pequenos municípios conta com um quadro limitado de recursos humanos. Isso, somado a constante queda de arrecadação das prefeituras e a crise político-institucional que o país atravessa, dificultará à entrega de serviços de qualidade à população.
 
Os cursos, além do ministrante principal, contarão sempre com a presença de prefeitos ou ex-prefeitos que trarão consigo exemplos de experiências de êxitos e/ou insucessos, vividas no dia a dia de seus mandatos. Os temas abrangem desde áreas mais técnicas como os Contratos de Repasse com a Caixa e o Sistema de Convênios do Governo Federal, a outras intimamente ligadas a otimização da arrecadação e gastos dos municípios como Consórcios Públicos e a judicialização diária enfrentada pelas prefeituras na área da Saúde.
Foto boneco do presidente da ABM Eduardo Tadeu
Eduardo Tadeu presidente da ABM

Segundo o Presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, nem as previsões mais otimistas vislumbram vida fácil para os novos gestores. “Essa, promete ser a mais desafiadora gestão da história do municipalismo brasileiro. Os percalços já tendem a ser grandes demais para um prefeito ou prefeita correr o risco de perder um recurso público, ou gastar mal uma verba que dispõe, por não conseguir vencer as burocracias e armadilhas que lhes serão apresentadas todos os dias do mandato”.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.cursosabm.com
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas