CONSELHO DE FARMÁCIA ABRE INSCRIÇÕES PARA CAPACITAR PROFISSIONAIS EM SERVIÇOS DE CUIDADO FARMACÊUTICO NO SUS
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) convida os profissionais da área a participar do projeto “Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços”. A oportunidade de capacitação foi idealizada pelo Grupo de Trabalho sobre saúde pública/CFF, coordenado pelo vice-presidente do CFF, Valmir de Santi. Os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de abril.
O desafio é ampliar a participação do farmacêutico no SUS e harmonizar termos, conceitos e processos de trabalho relacionados à atuação clínica desse profissional. “Nosso objetivo é fazer com que os profissionais participantes conheçam, compreendam e apliquem o raciocínio clínico, no sentido de aprimorar o cuidado farmacêutico no âmbito do SUS”, destaca Valmir de Santi.
A metodologia desenvolvida permite ao CFF, por meio dos conselhos Regionais, reunir dezenas de farmacêuticos nos municípios e implantar os cuidados farmacêuticos em sua cidade, com o acompanhamento de tutores que darão consultoria após o curso (veja, abaixo, o passo a passo da inscrição).
A realização do projeto demandará, ao todo, 11 meses de trabalho. Para o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a iniciativa proporcionará, ao CFF, as condições para acompanhar o desenvolvimento da assistência farmacêutica pública nos municípios brasileiros, oferecendo todo o apoio necessário. “Além disso, queremos contribuir para ampliar a participação dos farmacêuticos no SUS, por meio do incentivo à sua atuação clínica. Hoje, muitos continuam relegados às funções administrativas, apesar da grande contribuição que podem prestar aos usuários dos serviços de saúde.”
A capacitação terá carga horária total de 80 horas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, que serão ministrados a cada 15 dias. Serão criados 14 centros de formação, em 2017, para atender cerca de 300 municípios com a capacitação e a implantação de serviços de cuidados farmacêuticos nos postos de saúde do SUS.
Saiba mais:
O que?
Projeto Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) – Capacitação em Serviços
Prazo para inscrições
Até 28 de abril de 2017
Público-alvo
Farmacêuticos que atuam na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS)
Como se inscrever
1 – Articule-se!
Converse com os farmacêuticos da atenção básica de seu município e de municípios vizinhos sobre o projeto. Uma maneira mais fácil de promover essa articulação é buscar o apoio do seu CRF, das secretarias de saúde (estadual/municipais) ou do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde).
2 – Constitua um polo.
Cada polo pode ter de 40 a 50 farmacêuticos, obrigatoriamente atuantes na atenção básica. O polo pode ter profissionais de um ou mais municípios. Se for formadoLI por um grupo de municípios, estes podem pertencer a regiões de saúde diferentes, desde que sejam de um mesmo estado.
3 – Reúna a documentação exigida (veja a lista) e faça cópias digitais de todos os documentos.
LISTA DE DOCUMENTOS · Certificado de conclusão do curso de Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados ou comprovante de inscrição no mesmo (o curso é gratuito e pode ser feito on-line. Para cursar acesse www.profar-cff.org.br) · Carta de apresentação de cada município, constando: ü Termo de anuência assinado pelo secretário municipal de saúde. Neste termo, ele deverá declarar formalmente que concorda com a implantação do projeto do cuidado farmacêutico em seu município; que assume o compromisso de liberar os farmacêuticos inscritos para participar das atividades presenciais; e que arcará com o custo de deslocamento e alimentação dos mesmos, viabilizando a sua participação nestas atividades. ü A descrição dos equipamentos de saúde do município e os dados sobre a população, bem como o seu perfil epidemiológico; ü Os documentos comprobatórios da gestão da Assistência Farmacêutica (item dos critérios de seleção). ü A relação dos farmacêuticos que serão incluídos no projeto, juntamente com a documentação que comprove o vínculo formal. · Comprovante de indicação do farmacêutico que coordenará a logística local para a realização das capacitações e assessorias do projeto no município ou região de saúde. |
4 – Eleja o representante do polo
5 – Preencha o formulário e envie. A inscrição é gratuita.
Atenção!
Lembre-se que é necessário também encaminhar as cópias digitais dos documentos exigidos.
No caso de o polo ser independente de entidade, a documentação deve ser encaminhada pelo responsável. No caso de polo organizado com a intermediação de entidade, essa entidade deverá se encarregar do encaminhamento dos documentos.
O endereço de e-mail para o envio, independentemente da situação, é gtsaudepublica@cff.org.br
Para tirar dúvidas e acessar o formulário, clique no link http://migre.me/wsBUp