HomePostsConselho Nacional de Saúde tem garantia para realizar 16ª Conferência em agosto

Conselho Nacional de Saúde tem garantia para realizar 16ª Conferência em agosto

Paraíba realiza conferência estadual no meio do ano
Durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS),  ocorrida recentemente, em Brasília, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta contribuirá para a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil. Marcado para ocorrer de 4 a 7 de agosto, e evento é organizado pelo  CNS. As fases municipais já estão sendo realizadas até o mês de abril,  e a etapa estadual da Paraíba já foi convocada pelo Governo do Estado, conforme publicação no Diário Oficial, a 9ª Conferência Estadual de Saúde da Paraíba, será realizada no período de 4 a 6 de junho, na capital paraibana.

Reunião do CNS em janeiro em Brasília
Reunião do CNS em janeiro em Brasília

Conselhos Municipais de Saúde e outras entidades já estão realizando etapas preparatórias da 16ª Conferência em diversas localidades pelo país. Ao ser questionado pela conselheira Sueli Barrios, representante da Associação Rede Unida, sobre o evento nacional, o ministro afirmou que a pasta vai realizá-lo. “Vamos ajudar na construção do evento. Espero que façamos uma boa conferência, com respeito às diferenças e opiniões”.
Fernando Pigatto, presidente do CNS, frisou a importância da presença de representantes do poder público no espaço institucional do conselho junto aos usuários, prestadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos fazendo história na nossa primeira reunião ordinária com a presença do ministro. É o início de um diálogo produtivo e de uma caminhada de luta junto à nova composição do CNS”, disse.
Atenção Básica
Durante a reunião, o ministro foi questionado por vários conselheiros sobre diferentes assuntos relacionados à Saúde, como Hanseníase, Autismo, Saúde do Trabalhador, HIV/Aids, Mais Médicos, Saúde Indígena, dentre outros, respondendo a cada uma das perguntas. Na ocasião, ele destacou que a Atenção Básica será prioridade na sua gestão. Mandetta pretende criar uma secretaria específica do assunto, onde deve concentrar sua força de atuação.
SAIBA MAIS SOBRE A 16ª CNS – acesse – http://www.conselho.saude.gov.br/16cns/
Com informações do CNS
Foto – ASCOM Ministério da Saúde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas