HomeDestaqueCAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 #001

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 #001

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 – CNBB LANÇA PODCAST

Para ajudar a formação dos agentes da Pascom sobre a Campanha da Fraternidade, o GT Produção da Pascom Brasil desenvolve uma série, em podcast, de 4 episódios durante o mês de fevereiro. Os episódios serão lançados sempre às terças-feiras, a partir do dia 1º, no Spotify e em outros agregadores de podcast. Para 2022, o tema escolhido é Fraternidade e Educação e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26). 

Para o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, é uma oportunidade de formação atencipada e assim uma melhor vivência da Campanha da Fraternidade. “O objetivo do GT ao propor esta série é dar a oportunidade para os agentes conhecerem um pouco mais da CF e assim pensar nos conteúdos que vão oferecer nas plataformas de suas paróquias e comunidades. Como a campanha é celebrada durante o tempo da Quaresma, achamos melhor oferecer este conteúdo antecipadamente”, ressalta.

Episódios da série “CF 2022”

Em cada episódio, Marcus Tullius recebe dois convidados para refletir um determinado aspecto proposto pelo texto-base da Campanha da Fraternidade, com o objetivo de ampliar a reflexão. É importante destacar que a leitura e aprofundamento do texto é fundamental para o melhor desenvolvimento da temática.

No primeiro episódio, que será lançado em 1º de fevereiro, o tema proposto é CF e Discípulos da Palavra. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Educação da CNBB, Pe. Júlio Evangelista, e o doutor em Ciências da Religião, Edebrande Cavalieri, fazem uma contextualização histórica da CF, bem como das campanhas anteriores sobre Educação. É um episódio introdutório, que também destaca elementos para a vivência do tempo quaresmal.

Escutar é o tema do episódio que será divulgado em 08 de fevereiro. Segundo a própria estrutura do texto base, o objetivo é pensar a pedagogia da escuta no processo educativo e sinodal, a escuta da realidade, a partir de elementos de interpelação, bem como o papel da educação e desafios da educação formal no Brasil.

O terceiro episódio é o Discernir. A conversa que estará disponível em 15 de fevereiro traz reflexões sobre educar na fé e para o diálogo, discípulos-missionários educadores e horizontes da educação cristã integral. Este episódio é uma interface com a Catequese, a partir da inspiração do texto-base.

O encerramento das formações em podcast será no dia 22 de fevereiro. O último episódio é o Agir. Nele, os convidados abordam a educação para uma nova sociedade e para um novo humanismo, o pacto educativo global e pistas para a ação pastoral no tempo quaresmal.

 

História e objetivo da Campanha da Fraternidade

 

Segundo o site institucional da CF, a Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.

Com informações da Pascom Brasil

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas