HomeComunicaçãoIV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara

IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara

A degradação ambiental e social começa a preocupar a humanidade como um todo. Isso porque a busca por um lucro rápido e fácil gera tal degradação, afetando a coletividade em geral, forçando a cada um de nós a adotar mudanças de atitude, para que, dessa forma, possamos garantir a nossa própria sobrevivência no Planeta.

 

Os problemas decorrentes da ação negativa do homem sobre a natureza têm sido objeto do olhar não só do Poder Público, mas também da sociedade civil organizada, além de ter se transformado em fonte de inspiração para artistas que almejam registrar e denunciar a deterioração do ser humano e da natureza. Sendo assim, o cinema e o vídeo são os veículos adequados para documentar e delatar as graves agressões ao ecossistema. A partir daí, possibilitar o acesso às obras produzidas com essa temática é uma forma de envolver as pessoas nesse movimento de conscientização para preservação do planeta e da raça humana.

 

Iraquara, fincada na Chapada Diamantina, na Bahia, tem um patrimônio natural de valor inestimável: lá se encontra o maior acervo espeleológico da América do Sul. E é também por isso que essa pequena cidade dá seu aporte nesse processo de conscientização ambiental, realizando o IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara – IV FASAI CINE VÍDEO. Com o objetivo de apoiar e ampliar a rede de defesa do meio ambiente e do ser humano, serão exibidas e premiadas obras de cinema e vídeo – longa, média e curta metragens – com temática socioambiental no IV FASAI.

 

A proposta, também, passará por realizar palestras e debates sobre a água, esse precioso bem finito que a natureza nos dá; debater sobre o desmatamento que tem assoreado nossos rios e degradado terras antes férteis; debater sobre um dos graves problemas de nossa época que são as toneladas de resíduo sólido que produzimos diariamente e os descartamos sem qualquer critério no solo. Queremos transformar tais debates que serão travados durante o IV FASAI CINE VÍDEO em ações concretas na própria cidade, modificando o cotidiano da população local e estimulando a prática de cidadania em cada indivíduo. O município poderá mostrar ao mundo como o Poder Público pode e deve interferir no processo de conscientização e mudança de atitude de sua população.

 

IV FASAI CINE VÍDEO convida vocês realizadores e realizadoras que fazem da sua arte uma ferramenta na luta por um mundo melhor; vocês, ambientalistas que registram as suas lutas com tecnologias audiovisuais para denunciar e combater os crimes que convivemos no nosso dia-a-dia, a inscreverem suas obras audiovisuais que tematizem sobre a natureza e a sua degradação corrente em nosso IV Festival Americano de Cinema e Vídeo Socioambiental de Iraquara.

 

A cidade lhes espera de braços abertos para que juntos possamos apontar ações que prenunciem uma melhor qualidade de vida em nossa cidade, em nosso país e, quiçá, no mundo!

Com informações do SITE do FESTIVAL

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas