HomeDestaqueABERTURA DA 17CNS COM MANIFESTOS DE “FÍCA NÍSIA” e DEFESA DA SAÚDE...

ABERTURA DA 17CNS COM MANIFESTOS DE “FÍCA NÍSIA” e DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA

A cerimônia de abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde foi marcada por falas emocionadas, que trouxeram a conjuntura do novo momento que vive o Controle Social, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Brasil. Consenso entre os representantes que compuseram a mesa, uma frase dita pela Ministra da Saúde Nísia Trindade deu o tom e ecoou por toda abertura da etapa nacional da 17ª CNS – “Hoje já é um novo dia!”


A abertura aconteceu na noite deste domingo (2/07), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo mais de seis mil participantes de todo o Brasil, que chegaram na capital federal com toda a energia e diversidade da população brasileira.

Também ecoaram na cerimônia os discursos, gritos e aplausos em defesa da permanência da Ministra Nísia.

Estiveram presentes Marina Silva, ministro do Meio Ambiente, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Jarbas Barbosa, diretor geral da Opas/OMS, as deputadas Jandira Feghali e Érika Kokay e o senador Humberto Costa, os presidentes do Conass, Fábio Bacchereti e do Conasems, Wilames Freire, prestigiaram também o retorno efetivo da participação social na construção das políticas públicas em saúde.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, celebrou as movimentações de base realizadas nas etapas preparatórias desta 17ª Conferência. “Hoje somos a representação real e amorosa da resistência e da esperança por um sistema de saúde para todas as pessoas. Foi a luta social que aprovou o SUS em 1988 e chegamos à 17ª Conferência por um caminho construído e trilhado por inúmeras e inúmeros lutadores para que saúde não seja apenas ausência de doenças”, declarou.

Na ocasião, Pigatto e a ministra da Saúde lançaram a campanha Conselho Local de Saúde, com objetivo de fomentar a criação de conselhos nas 42 mil Unidades Básicas de Saúde do SUS existentes no Brasil. A etapa nacional da 17ª CNS segue até quarta-feira, dia 5. Acesse o site do CNS e confira a programação completa!  https://conselho.saude.gov.br/manual-do-participante-17

 

RÁDIO QUINTAL na 17ª CNS

ILDA ANGÊLICA – Confederação dos Agentes de saúde

A Rádio Web Quintal – www.radioquintalfm.com.br abriu os microfones para o controle social na 17ª Conferência Nacional de Saúde; gestores, representantes de entidades, pesquisadores e delegados e delegadas, participaram ao vivo na programação da Rádio Quintal neste domingo. Ilda Angêlica, representante da Confederação doa Agentes comunitários, fez a defesa da categoria; já Margana Eleile da Federação das Associação das Doulas, fez a defesa do atendimento humanizado durante os partos. Ainda teve diálogo com Haroldo Pontes, Conselheiro Nacional do CNS e  representando o CONASS –Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Ronaldo Ferreira, o avanço do controle social e o maior diálogos os todos os Conselhos. Já a ativista da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Michely Ribeiro, fala da luta pelo protagonismo das mulheres na comunicação popular e comunitária. A série de entrevistas e conversas na Rádio Quintal, no final do domingo, antes da abertura oficial da 17CNS,  Célia Nunes – Educadora Popular do Pará, falou sobre as  Discussões da Visibilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais no âmbito da política de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades no norte do país. Célia foi protagonista do Eixo Temático II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas – da 17CNS. Terezinha de Sá Barreto, uma militante da educação popular, é uma decana das Conferência. Ela contou para os ouvintes da Rádio Quintal que o controle social é uma construção. O secretário de atenção primária do MS, Nésio Fernandes, também participou das rodadas de entrevistas na Rádio Quintal.

Com informações da Rede de Comunicadores do CNS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas