HomeDestaqueMOVIMENTO NEGRO REALIZA  CONGRESSO PARA FORTALECER A LUTA

MOVIMENTO NEGRO REALIZA  CONGRESSO PARA FORTALECER A LUTA

 

TUDO PRONTO PRA COMEÇAR O EVENTO

Começa nesta sexta-feira, 24, o Congresso Extraordinário do MNU – denominado de “LUIZ ALBERTO”. o Congresso é para realizar o debate para fortalecer a luta dos Negros e Negras no Brasil. É um Congresso Estatuínte, ou seja, que irá promover mudanças e adequações ao estatuto da entidade e para organizar a “defesa do povo negro em todos os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais”, dia a comissão organizadora do Congresso.

A Comissão Organizadora do Congresso, finaliza os últimos detalhes de pautas e mobilizações com os delegados e delegadas, que estarão até o dia 26 – domingo, em Brasília, para aprovar um novo estatuto da entidade.

O Congresso acontece na sede da CONTAG em Brasília.

A coordenação Nacional do MNU, reafirma a luta contra o racismo e pela vida, são 45 anos atuação no Brasil. O Congresso, segundo a organização, é para “organizar e fortalecer o legado do MNU.

QUEM FOI LUIZ ALBERTO:

Nascido no município baiano de Maragogipe, em 1953, Luiz Alberto foi um grande militante do MNU,  exerceu quatro mandatos como deputado federal, sendo o primeiro deles de 1997 a 1999 e os outros três consecutivos, de 2003 a 2015. Sua atuação no parlamento foi voltada principalmente para a defesa da justiça racial, das religiões de matrizes africanas, da cultura, dos sindicatos, sem-terra, sem-teto, mulheres e quilombolas.

 

Além de sua trajetória no MNU Bahia, onde foi coordenador de 1995 a 1998, ele também teve uma importante atuação sindical quando foi servidor da Petrobras fazendo parte do Sindicato dos Petroleiros da Bahia e do Sindicato Único dos Químicos e Petroleiros. Na década de 80, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

Luiz Alberto, homenageado no Congresso do MNU, morreu dezembro de 2023,   o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), um dos co-fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia e o primeiro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Bahia.  Quando faleceu,  ele ocupava o cargo de assessor especial da Secretaria de Estado da Bahia de  Justiça e Direitos Humanos.

PRIMEIROS PARTICIPANTES DO CONGRESSO MNU fazem o ESQUENTA em Brasília:

Previous article
Next article

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas