HomePostsBARBA, CABELO, BIGODE E POLÍTICA

BARBA, CABELO, BIGODE E POLÍTICA

 

Image 

“A vaidade é feita de navalhas, cortes e objetividade: ser homem, ser macho e ser belo. O cuidado consigo, a experiência de se ver e estar entre os iguais faz da visita um encontro e um prazer. Estar ali é uma filosofia de vida. É um estilo de ser. (Tião Barbeiro,79 anos, mora em João Pessoa-PB)

 

Leonino Caiado, Iris Rezende, Irapuan Costa Jr., Maguito Vilela, ex-governadores, Paulo Garcia, prefeito de Goiânia, e uma legião de políticos com ou sem mandatos, escolhem a Barbearia New Star para cuidar da beleza e atualizar os papos políticos em Goiânia.

 O empresário Ruimar Ferreira exerce o ofício de barbeiro, herdado por seu pai, Waldemar Ferreira, há mais de 30 anos. “Eu sou barbeiro e, aqui, só atendo homens” – afirmação já conhecida na entrada do estabelecimento, que diz “exclusivamente masculino”. A barbearia tem ambiente requintado e faz um trabalho completo: cabelo, barba, bigode, podologia e limpeza de pelo. E mesmo sendo exclusivamente para homens, tem 6 profissionais mulheres que atendem os cliente e quebram o gelo do  ambiente “másculo”.

O profissionalismo do barbeiro é o segredo da boa clientela: Ruimar segue à risca o rito da profissão e se relaciona muito bem com políticos, empresários, agropecuaristas e personalidades, o que, na opinião dele, atrai mais curiosos e gente que deseja saber detalhes dos seus clientes. “Sou ético e profissional, falo o necessário e guardo segredos do cliente, pois muita gente vem à barbearia somente para relaxar e conversar, aproveitando o momento para se embelezar”, declara o barbeiro.

Ruimar Ferreira faz questão de dizer que vive bem sem celular e sem computador. “Nunca usei celular”, afirma. “O meu neto Pedro Henrique é quem cuida da minha parte tecnológica; minha esposa, Janete Ferreira, é minha gerente e administra os negócios da barbearia.”

O ambiente tem estilo de grande negócio, e além da presença de profissionais femininas, conta com biblioteca (homenagem à Ursulino Leão, escritor goiano) e ambientes reservados para podologia e limpeza de pele. Assim, a barbearia não perde seu glamour de antiguidade, mas incrementa com ares de modernidade, localizada em setor nobre da capital goiana (Setor Oeste – Praça Tamandaré).

A atração do cliente da barbearia, segundo Ruimar, é ter a garantia de usar um secador de cabelos, fazer unhas, limpeza de pele e uma barba relaxante, com conforto e privacidade. “Com o fim dos salões de beleza, garantimos a sobrevivência das barbearias para combater os atendimentos unissex”. Quem pensa que isso é conservadorismo, está enganado, pois o tom masculino e elegante da Barbearia New Star mostra como os homens são vaidosos e assíduos. Enquanto isso, Ruimar Ferreira garante a sobrevivência do seu empreendimento fazendo barba, cabelo e bigode, falando sobre política e cultivando amigos e clientes.

 

Luiz Henrique Parahyba, jornalista.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas