Os especuladores estão acabando a Mata Atlântica em GO
No mês de março de 2012, estive no Parque Estadual da Mata Atlântica, no município de Água Limpa-GO, no sul do estado. É evidente a ação dos especuladores imobiliários e grileiros de terras naquela região. É fácil perceber as placas de loteamentos e a exploração de áreas próximas ao Parque Estadual. Assim chegamos a conclusão que a área de preservação está ameaçada.
Mas agora o IBGE diz que a situação da Mata Atlântica é grave, e que no Brasil o bioma perdeu 88% de suas florestas até o ano de 2010, e o estado de Goiás apresenta a maior perda, com desmatamento de 95% da Mata Atlântica.
Os desmatadores tem nome e endereço, todos na região sabem e/ou informam quem são os responsáveis pelo desaparecimento da floresta. Nem mesmo o Parque Estadual se protege da ação criminosa dos gananciosos “proprietários” da região. Os agricultores familiares do município de Água Limpa, informam que um ex-prefeito de Caldas Novas-GO, é grande proprietário de terra na região e promove desmatamento em área de divisa do Parque Estadual, o que é proibido por Lei.
Na visita ao Parque da Mata Atlântica é possível confirmar os crimes de desmatamento, mas ninguém faz nada. O Caso já foi encaminhado a Polícia, órgãos ambientais e ao MP, mas o crime continua e o resultado é Goiás no ranking comoo maior devastador da Mata Atlântica.
Para salvar a MATA ATLÂNTICA em Goiás e no Brasil, não precisa do representante da ONU Ban Ki-moon, o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron, precisa somente de investigar o ex-prefeito de Caldas Novas e outros criminosos acoitados pelo “jogo do bicho” e outros cabras safados…
Originalmente, a Mata Atlântica, que se estende por 16 estados, tinha área superior a 1 milhão de quilômetros quadrados. As vegetações costeiras (restingas e manguezais) da Mata Atlântica foram bastante afetadas. Segundo o IBGE, suas áreas somadas correspondem, atualmente, a apenas 0,6% da área total original.
RIO + 20 de C é R!