HomePostsOs desmandos no nordeste goiano sob os olhares do MP

Os desmandos no nordeste goiano sob os olhares do MP

Abusos, corrupções e desrespeito a lei, são marcas da administração pública na região mais pobre do estado de Goiás. Conheça o PROMOTOR que prendeu o Prefeito de Iaciara-GO.

 

A questão ambiental, em desarmonia com as  condições de vida das comunidades do nordeste goiano, tem  um resultado explosivo, onde gestores e agentes públicos, sentem-se no “direito” de agredir a fauna, flora e o homem. Os 20 municípios da região ainda convivem com baixos índices de IDH (índice de desenvolvimento humano) e o poder público estadual tem dificuldade de chegar com ações de desenvolvimento sustentável para uma mudança social e econômica para a região.

Muitos prefeitos e agentes públicos do nordeste goiano, desenvolvem ações de agressão ao meio ambiente com desmatamento irregulares, extração de areia e fabricação de carvão vegetal ilegal. Recentemente o promotor de Justiça de São Domingos de Goiás, Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, sofreu um atentado, por combater fortemente os crimes ambientais na região.

Outro episódio foi a prisão do prefeito de Iaciara-GO, sob o comando do mesmo promotor. Veja o vídeo (link abaixo), mostrando o abuso do gestor público e o desrespeito. Foi preciso o promotor de Justiça agir com rigor mesmo sob a fragilidade da Polícia Militar local, que muitas vezes é subordinada ao prefeito.

O deputado estadual Iso Moreira, é também personagem de uma controvertida estória de envolvimento com dinheiro irregular de campanha. Ele, o deputado, é considerado um “coronel” dos políticos locais, e que estaria comandando também uma ação de “desenvolvimento local” sem respeito ao meio ambiente e a ordem pública vigente.

Na recente lista suja divulgada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) é possível encontrar vários administradores da região nordeste de Goiás, dentre eles os ex-prefeitos de Alvorada do Norte, Mambaí, Flores e outros. O coronelismo ainda tenta predominar, apesar de insustentabilidade, mas  ainda resiste o regime de força e dominação de poucas famílias. O mais grave é o envolvimento dos “coronéis” e suas famílias com os crimes ambientais e contra a pessoa!

Um episódio grave também na região, deflagrou a operação “Sexto Mandamento”, depois da morte de Igino Carlos Pereira de Jesus, 24 anos. Ele e mais três amigos foram assassinados. Igino é arrancado de dentro de casa, segundo informações, por oito homens que ocupavam 2 carros (celta). O corpo de Igino foi encontrado no mesmo dia, com mais de 30 perfurações de balas.

Tudo isso acontece sob os olhares do poucos Promotores de Justiça que atendem à região.

Conheça a região

O Nordeste Goiano possui área de 38.726,364 km², representando 11.39% da área total do Estado. Como região de planejamento compreende a microrregião Chapada dos Veadeiros e microrregião Vão do Paranã. Abrange 20 municípios e faz divisa com os Estados de Tocantins, Bahia, Minas Gerais e o Distrito Federal.

A região faz parte do Semi-árido brasileiro, com vegetação predominante de cerrado, constituído por cerrado propriamente dito, cerradão, campos, mata ciliar e veredas. O cerrado, que possui grande diversidade biológica, é tido como omais antigo dos ecossistemas brasileiros.

VÍDEO DO PROMOTOR QUE PRENDEU O PREFEITO

Veja o vídeo do PROMOTOR que prendeu o Prefeito de Iaciara. Dr.Douglas Magalhães, sofreu um atentado e o MP investiga o caso.

http://www.youtube.com/watch?v=IGMi6F3aNao

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas