A guerra travada pela audiência nos telejornais entre produtores, repórteres e apresentadores, deixa claramente visível que o principal personagem da disputa, o telespectador, fica de fora. Hoje esse público se renova e também se afasta da fragilidade da TV aberta.
Quando não percebemos que os telespectadores estão em outras mídias, aí começa a apelação para a conquista da audiência e as marmotas. Sem falar que a linguagem e o formato estão ultrapassados.
Ao acompanhar a manifestação dos usuários do transporte coletivo, contra o aumento da tarifa, vi e vivi as hostilidades promovidas pelos jovens estudantes, contra a presença de alguns profissionais e também alguns veículos de comunicação.
“Mesmo que reflita, os meios ainda estão em dissonância com os jovens”, disse um tuiteiro hoje no microblog. Mas o grave de tudo é o caráter ideológico, pois além de nem estamos preparados para ouvirmos a nova linguagem dos jovens, muitos meios de comunicação resguardam seus interesses financeiros e preferem ficar ao lado dos grupos econômicos que os sustentam.
Não quero e não pretendo condenar linha editorial de nenhum canal de TV, porém quero dizer que chegou a hora de conversar melhor com quem assiste.
veja mais fotos – www.flickr.com/luizparahyba