HomePostsCONSELHO NACIONAL DE SAÚDE DIZ QUE ENTIDADES MÉDICAS TEM QUE FICAR...

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE DIZ QUE ENTIDADES MÉDICAS TEM QUE FICAR AO LADO DA SOCIEDADE

 
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, apesar de saber somente por nota na imprensa,  lamentou muito a saída das entidades médicas do CNS, por conta da posição de apoio as primeiras medidas adotadas pelo Governo Federal, com o programa  Mais médicos.  “O Conselho de Saúde é o fórum legítimo para discutir o assunto, e quando a categoria médica decide sair, mostra o descompromisso com a saúde pública brasileira”, disse a presidenta do CNS. Socorro Souza, está participando de uma reunião em uma aldeia Xavante no estado do Mato Grosso, e disse que um dos principais problemas das comunidades indígenas é também o clamor da sociedade brasileira: a falta de médicos.
 

Socorro Souza participa de reunião sobre saúde na Aldeia Xavante no MT.

O plenário do CNS, aprovou no mês de junho deste ano, uma MOÇÃO de apoio a “contratação emergencial de médicos estrangeiros, observados critérios de qualidade efetivados no Brasil e a participação do Controle Social, para atuarem em regiões do Brasil com pessoas sem acesso aos serviços médicos”. Na ocasião, o debate teve a presença das entidades médicas que tem acento no Conselho Nacional de Saúde.  As entidades que compõem o CNS, afirmam que a principal saída para os problemas da saúde pública brasileira, é o financiamento adequado  e carreira para equipes multiprofissionais, além da melhoria da gestão. Segundo ainda a presidenta do CNS, as entidades médicas se retiram do debate no momento mais importante para  se encontrar esses caminhos.
O Conselho Nacional de Saúde não é “aparelho” do Governo, como afirma as entidades médicas. O CNS é um organismo de representatividade com 144 entidades, dentre estes, 12 entidades de trabalhadores da saúde, além de gestores, usuários,  e prestadores de serviços. Por isso é um equívoco dos médicos decidirem unilateralmente sair do Conselho Nacional.
A presidenta do CNS ainda não foi oficialmente informada sobre a decisão das entidades. “Entendemos que a  regulação da formação e redistribuição dos profissionais médicos nas áreas mais necessitadas, é um dever do Estado, não é um questão eleitoreira”.E conclui dizendo que a expectativa do CNS é que o governo continue avançando, para encontrar caminhos para a melhoria da saúde pública brasileira, inclusive garantindo 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde Pública, priorizando carreira para os profissionais de saúde, em especial da atenção básica

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas