HomePostsCACOAL realiza Conferência de Saúde Indígena

CACOAL realiza Conferência de Saúde Indígena

 
  17 etnias de dois estados vão discutir e apontar soluções para a saúde
 
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena realiza, a partir desta terça-feira 17, no município de Cacoal-RO, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Segundo a coordenadora do DSEI, Alda da Silva Uchôa, cerca de 200 participantes entre indígenas de 17 etnias e não indígenas, deverão participar do evento na Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal. O DSEI tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, com área territorial de aproximadamente 5,5 milhões/ha. A população indígena nesse distrito é de 7.513 habitantes em 168 aldeias.
A abertura da Conferência será às 9h, nesta terça-feira, e haverá a análise e aprovação do regulamento interno da Conferência Distrital, com uma dinâmica de mesas e grupos de trabalhos. Os Temas da Conferência Distrital serão: Atenção Integral e diferenciada nas três esperas de Governo; Controle Social e gestão participativa; Etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional; Saneamento e Edificações de saúde indígena.
Estarão presentes a coordenadora do DSEI Vilhena, Alda  da Silva Uchôa; a  presidente do Conselho Distrital de saúde Indígena (Condisi), Elizabete Cinta Larga e o vice presidente Fernando Dywuru; Nelson Mutzie, assessor indígena do DSEI.
A etapa distrital prepara a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai- Secretaria Especial de Saúde Indígena- em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde –CNS- e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.
 
CONTATOS:
Luiz Henrique Parahyba
Assessor de Comunicação Conselho Nacional de Saúde – (61) 9928-8114
NELSON MUTZIE
Assessor Indígena do DSEI (69) 9246-5867
TALITA CÁSSIA DE QUADROS
Comissão Organizadora Conferência – (69) 9207-3344 (69) 3443-2502
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas