HomePostsIndígenas discutem a AÇÃO INTEGRADA de saúde dos governos

Indígenas discutem a AÇÃO INTEGRADA de saúde dos governos

 
 Abertura da conferência em Cacoal com
  manifestações dos Cinta Larga e Mamãide
 

POVO CINTA LARGA faz manifestação durante a abertura da Conferência de saúde

Uma grande manifestação dos povos Cinta Larga e Mamãide, marcou a abertura da 5ª Conferência do   Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena realizada em Cacoal-RO. Marina Costa, representando a Secretaria Especial de Saúde Indígena, Nádia Elizabeth Villas Boas, representando o Conselho Nacional de Saúde, Wurariui Suruí, representando a FUNAI, além da presidente do Conselho de Saúde Distrital, Elizabete Cinta Larga, formaram a mesa de abertura dos trabalhos da Conferência em Cacoal.
Na tarde desta terça-feira, 17, os delegados e delegadas da Conferência, estão participando da Mesa redonda “Atenção Integral e diferenciada nas três esperas de Governo”, e depois vão para os grupos de trabalho. Até quinta-feira os participantes discutirão Controle Social e gestão participativa; Etnodesenvolvimento e segurança alimentar e nutricional; Saneamento e Edificações de saúde indígena.
O DSEI tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, com área territorial de aproximadamente 5,5 milhões/ha. A população indígena nesse distrito é de 7.513 habitantes em 168 aldeias.
A conferência distrital DSEI Vilhena, elege os delegados (as)  para Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai- Secretaria Especial de Saúde Indígena- em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde –CNS- e tem como objetivos avaliar as ações e serviços de saúde contidos na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada pela portaria GM/MS nº 254/02; e aprovar diretrizes para atualização e reformulação da atual política de saúde indígena.
 
CONTATOS:
Luiz Henrique Parahyba
Assessor de Comunicação Conselho Nacional de Saúde – (61) 9928-8114
NELSON MUTZIE
Assessor Indígena do DSEI (69) 9246-5867
TALITA CÁSSIA DE QUADROS
Comissão Organizadora Conferência – (69) 9207-3344 (69) 3443-2502

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas