HomePostsPLENÁRIA POPULAR DO CENTRO-OESTE DISCUTE MELHORIAS DO SUS

PLENÁRIA POPULAR DO CENTRO-OESTE DISCUTE MELHORIAS DO SUS

O Conselho Nacional de Saúde realiza nos dias 27 e 28 de março, em Brasília, a PLENÁRIA POPULAR DE SAÚDE DO CENTRO-OESTE, que reunirá representantes dos Conselhos Municipais, Movimentos Sociais, Sindicatos e trabalhadores saúde, dos estados da região. A plenária popular é uma preparação para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A Conferência Nacional acontecerá em dezembro na Capital Federal.

Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Saúde-CNS- Maria do Socorro de Souza, a Plenária Popular,“ busca a ampliação da mobilização social, promovendo a participação de representantes  dos movimentos sociais e populares, e incluir quem não esteja nas estruturas dos Conselhos locais. A Plenária Popular é para incluir os poucos representados nas instâncias de decisões do SUS”. Depois acontecerão as etapas municipais e estaduais da Conferência de Saúde. O Controle Social tem a função de elaborar e ampliar o Plano Nacional de Saúde-PNS, que define as políticas de saúde no Brasil.
A Plenária Popular do Centro-Oeste, que começa nesta sexta-feira, tem representação de trabalhadores do campo e cidade, dos estados de GO, MS, MT e DF, e também representantes dos diversos espaços instituídos de controle social, para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que vão fortalecer as pautas relativas à efetivação do direito à saúde.
Maria do Socorro de Souza, presidente do CNS, é usuária do SUS e moradora de Valparaíso-GO. É a primeira vez que o Conselho Nacional é presidido por uma usuária. O CNS existe há mais de 78 anos, e tem uma composição de usuários, trabalhadores e gestores da saúde.
 
SERVIÇOS:
PLENÁRIA POPULAR DE SAÚDE
LOCAL – Câmara Legislativa do Distrito Federal
HORÁRIO – 9h30
Dias – 27 e 28 de março
Contato:
Luiz Henrique Parahyba
(62) 8114-0202
(61) 9928-8114

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas