HomePostsPARTICIPAÇÃO SOCIAL, LUTA E DEFESA DO SUS

PARTICIPAÇÃO SOCIAL, LUTA E DEFESA DO SUS

O Brasil é feito por milhares de movimentos, de organizações de pessoas anônimas que lutam para construir um processo de participação na defesa dos seus interesses…” Dilma Rousseff em 2014 no lançamento da Política Nacional de Participação Social.

A CARA DO POVO BRASILEIRO

 

 

       As Plenárias e Conferências de saúde realizadas neste ano, estão verdadeiramente com a #CaraDoPovoBrasileiro, como resultado, também das manifestações do mês de julho de 2013, que  ficou marcado como um  momento diferente da democracia brasileira, milhões de pessoas saíram às ruas por ampliação e efetivação de direitos e participação ativa. É nesse cenário que acontece às etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

        Em Fortaleza-CE, o povo foi às ruas na Plenária Popular de Saúde do nordeste, e centenas de conselheiros, conselheiras, dirigentes sindicais, usuários, trabalhadores e gestores da saúde, deram uma lição de democracia, em defesa do Sistema Único de Saúde- SUS.  As plenárias aconteceram em todas  regiões brasileiras, e tive a honra de participar no Centro-Oeste, Sudeste e a do nordeste; todas com diversidade e alegria de cada povo.

        A Plenária Nacional de Conselhos, realizada em Brasília, reuniu milhares de pessoas de todos os cantos do país, para exigir do Congresso Nacional a garantir de direitos e o fortalecimento da Saúde Pública brasileira. Eu estava presente e honrei minha luta e garra em defesa do SUS.

        Participar das Conferências Municipais de Uberlândia-MG, Barra do Garças-MT, Goiânia-GO, Santarém-PA, João Pessoa-PB, além das plenárias já citadas, Conferência livre da União Nacional dos Estudantes e a Bienal da UNE. Na mobilização do campo, participei  do Módulo de Formação para a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Florestas e Águas (Porto Alegre-RS e Campo Grande-MS) e a Plenária Nacional de Saúde do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais; tudo isso é uma honra e nos fortalece para a defesa da DEMOCRACIA e dar grandeza a participação social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas