HomePostsASSALARIADOS E ASSALARIADAS TEM NOVA ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO BRASIL

ASSALARIADOS E ASSALARIADAS TEM NOVA ORGANIZAÇÃO SINDICAL NO BRASIL

 
Assalariados e Assalariadas do Brasil criaram no dia 31 de outubro de 2015 a mais nova entidade sindical:  Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais(CONTAR); que nasce dissociada da CONTAG – que agora passa a representar a agricultura familiar – encontro a CONTAR os trabalhadores (as) assalariados do Brasil. Foram 50 delegados de cinco Federações, que participaram do I Congresso Nacional Extraordinário dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, em Brasília-DF.

Novos dirigentes da CONTAR

 
O Congresso elegeu a primeira diretoria da CONTAR, mas antes do processo de escolha da nova direção, os trabalhadores e trabalhadoras, participaram de debates e discussões em grupo. Entre os debatedores estavam: o diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Stanly Gacek; o presidente da CONTAG de 1993 até 1998, Francisco Urbano; o presidente da CTB, Adilson Araújo; a vice-presidenta da CUT, Carmen Foro; o secretário Regional da América Latina da UITA, Gerardo Iglesias; o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio; além de toda diretoria da CONTAG, e outras lideranças sindicais.
 
O presidente da CONTAG, Alberto Broch, participou da abertura e encerramento do Congresso dos Assalariados (as), aos participantes, Alberto destacou o trabalho dos dirigentes e membros da comissão, que discutem a dissociação há muitos anos dentro do MSTTRs: “Queria em nome da direção da CONTAG, trazer o nosso abraço, o nosso reconhecimento pelo extraordinário Congresso daCONTAR realizado nesses dois dias. Registrar o trabalho de base dos delegados assalariados e assalariadas aqui presentes, que são os e as principais protagonistas desde momento histórico. O trabalho extraordinário dos cinco companheiros da comissão pró-organizadora do Congresso CONTAR. Enaltecer o compromisso de toda diretoria da CONTAG, das nossas 27 Federações e sindicatos filiados, que por cerca de dois anos se dispuseram a debater todo o processo de dissociação. Reconhecer o trabalho do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da CONTAG, Elias D´Ângelo Borges, do secretário de Formação e Organização da CONTAG, Juraci Souto e da nossa assessoria jurídica pelo empenho incansável com todo o processo que tivemos que passar para chegar até o Congresso da CONTAR. Este é um momento histórico, onde a partir de agora todos os assalariados e assalariadas rurais do Brasil passarão oficialmente a ser representados pela CONTAR. Assim, agradecemos pelos 52 anos que passamos juntos, assalariados e assalariados, agricultores e agricultoras familiares do Brasil. Queremos afirmar o compromisso de seguirmos unidos e lutando pela Reforma Agrária, contra o latifúndio, a favor do nosso Projeto com Soberania e Segurança Alimentar. Saberemos trilhar essa luta em unidade”, destacou em tom firme o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.
Os delegados e delegadas do I Congresso dos Assalariados (as), depois dos debates e discussões em grupo, aprovaram o Estatuto da CONTAR e elegeram os novos dirigentes da entidade, que foi composta por assalariados e assalariadas dos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Rio de Janeiro e Pernambuco. A nova direção ficou com a seguinte composição:
 
Presidente – Antônio Lucas Filho (GO)
Vice-presidente, Formação e Organização Sindical – Raimundo Ferreira Lima (PA)
Sec. Finanças e Administração – Divina Rosa da Cruz – (MS)
Sec. Geral e Assuntos Jurídicos – Everaldo Nazário Barreto (PE)
Sec. De Gênero e Geração – Fabiana Minian (RJ)
 
Conselho Fiscal – Gilvan José Antunes (PE)
                               Alexandre de Lima Menezes (PA)
                               Jacir Pareira da Silva (RJ)    
 
O novo presidente da CONTAR, Antonio Lucas Filho, comemorou com a nova direção a escolha, e disse que pretende viver muitos anos para continuar lutando: “Eu quero viver uns 130 anos, para acompanhar o crescimento da  nossa CONTAR… Nós sabemos que todo mundo é importante nesse processo que culmina com eleição dessa nova diretoria da CONTAR, mas em especial agradeço os delegados e delegadas, assalariados e assalariadas desse país. Aqui quero lembrar dois nomes. Um deles, é o de Margarida Alves, pois eu nunca esqueci da luta dela pelos direitos dos assalariados rurais. Outro, é o de Manoel de Serra, como um presidente da CONTAG que sempre falou pra  mim que um dia isso seria possível se a gente continuasse na luta. Tudo que aprendi vem dessa luta, das greves, dos vários enfrentamentos que fizemos”, disse com emoção o novo presidente da CONTAR Antonio Lucas Filho.
A nova direção da CONTAR tem um mandato de quatro anos.
 
CONFIRA MAIS FOTOS – https://www.flickr.com/photos/luizparahyba
Com informações da CONTAG – Assessoria de Comunicação
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas