HomePostsCONFERÊNCIA EM GOIÁS É PARA REFORÇAR O SUS

CONFERÊNCIA EM GOIÁS É PARA REFORÇAR O SUS

 
A Conferência Estadual de Saúde de Goiás começou nesta quarta-feira, 23,  com um tom de cobrança; a representante do Conselho Nacional de Saúde, Lorena Baia do Conselho Federal de Farmácia, abriu a mobilização em Goiás dizendo que os secretários de saúde devem escutar o controle social, cobrando a participação dos gestores estadual e do município de Goiânia, que não participaram da abertura da Conferência. Lorena Baia lembrou aos delegados e delegadas em Goiás a luta do Movimento Saúde+10 para garantir o financiamento do Sistema Único de Saúde-SUS. A representante do CNS foi muito aplaudida pelos participantes, quando fez críticas ao sistema de gerenciamento da saúde através de Organizações Sociais (OS). “Em Goiás, nossos hospitais estão entregues as organizações sociais, nós precisamos de um SUS de portas abertas e com acesso qualificado, por isso temos que garantir o bom funcionamento do sistema”, disse Lorena Baia.
 

Goiás realizou 246 conferências – 100% dos municípios – e 18 conferências regionais, segundo Venerando Lemes, presidente do CES-GO.  A palestra magna foi proferida por Antonio Nardi, secretário de vigilância e saúde do MS. Ele apresentou as ações do Ministério da Saúde e fez provocações dos eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde – que ocorrerá em dezembro na Capital Federal. “Vamos fazer a 15ªCNS a maior conferência da nossa história”, clamou Antonio Nardi. “O controle social no Brasil tem que fazer o SUS avançar, temos que garantir, por exemplo, o programa Mais Médicos”, conclui Nardi.  
Segundo Venerando Lemes, o estado de Goiás inovou neste ano com a realização de conferências regionais (18 conferências regionais); “As conferências municipais possibilitaram uma abordagem mais localizada sobre a situação de saúde, considerando a realidade própria de cada município, para orientar gestores, usuários e trabalhadores”, salientou o presidente do CES-GO.
Até o dia 26 de setembro, os delegados e delegadas em Goiás, vão discutir o tema central: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, ampliando o diálogo com a sociedade goiana e fortalecendo o controle social. Na plenária final da 8ª CES-GO, serão escolhidos 96 delegados e delegadas para a 15ªConferência Nacional de Saúde, que será realizada de 1 a 4 de dezembro em Brasília-DF.
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas