HomePostsSENADO SUSPENDE VOTAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARA REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA 

SENADO SUSPENDE VOTAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARA REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA 

 
Em reunião tumultuada no dia  14 de dezembro,  os membros da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal resolveram  suspender a votação do Projeto de Lei do Senado 385/2016, que trata da contribuição sindical, para realizar audiência pública sobre o tema.  O  projeto é de autoria do  senador Sérgio Petecão PSD/AC o relator do projeto é o Senador Wilder Morais  PP/GO, que deu parecer favorável a matéria.
reunião no gabinete do senador Wilder Morais PP-GO com vários sindicalistas
Dirigentes de Federações e Confederações de trabalhadores rurais e urbanos, participaram  de um encontro com os senadores,  um dia antes da discussão da matéria na Comissão do Senado, mas não conseguiu convencer os parlamentares sobre a necessidade de discutir mais profundamente a matéria. Elias D’Angelo Borges da CONTAG, argumentou, durante o encontro com os senadores, que o assunto é de interesse dos trabalhadores (as) e por isso deve ser melhor  discutido. Membros do Fórum das Federações de Trabalhadores de Goiás e outros estados, também argumentaram, sem êxito. Daí a matéria foi a discussão no dia 14 de dezembro e depois retirada de pauta para a realização de Audiência Pública, a pedido do Senador Paulo Paim PT/RS.
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL
Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – DL 5242/1943), essa contribuição, também chamada de imposto sindical, é devida por todos os que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão. A proposta dá fim à contribuição obrigatória e a restringe aos filiados aos sindicatos e entidades representativas.
O projeto também determina que os sindicatos serão responsáveis pela elaboração da lista dos contribuintes. Caso o empregado ou trabalhador autônomo seja filiado a mais de um sindicato, deverá informar ao empregador a entidade para a qual pretende destinar a sua contribuição. O valor da contribuição permanecerá o mesmo já previsto na CLT: um dia de trabalho, descontado no mês de março. Presidente da Comissão de Assuntos Sociais Edison Lobão PMDB/MA ainda não marcou a audiência. As Federações e  Confederações já estão se mobilizando para  discutir a matéria e garantir que os trabalhadores e trabalhadoras continuem financiando suas entidades.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas