HomeCidadesINHAME QUER GANHAR O MUNDO NO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CONDE NA PARAÍBA

INHAME QUER GANHAR O MUNDO NO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE CONDE NA PARAÍBA

Até dia 15 de julho turistas e visitantes vão degustar todos os sabores especiais do Inhame
 
 
Até o dia 15 de julho na Paraíba, no município de Conde – litoral sul do estado, acontece o 5º Festival  de Sabores e Saberes, e como tema dos “saberes” em 2018, o inhame*.
A realização do Festival é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (Acic) e este ano, encerrou o ciclo de oficinas e palestras realizados pela Agência Sebrae Sul Paraíba, parceira do evento, e da PBTUR – Empresa Paraibana de Turismo. O Festival acontece na Pousada e restaurante Sítio dos Santos, em Jacumã, no Litoral Sul da Paraíba, no município do Conde.

Comidas especiais a base de INHAME
Comidas especiais a base de INHAME

O Festival pretende consolidar o município do Conde como um Polo de Referência da Gastronomia paraibana, qualificando a mão de obra local, promovendo e valorizando a agricultura familiar e a cultura da região, fortalecendo assim, o turismo na região da Costa do Conde e a economia local.
 
Quatorze  estabelecimentos entre hotéis, pousadas e restaurantes que irão apresentar  pratos promocionais desenvolvidos à base do inhame. Neste ano haverá premiação, em dinheiro, para os três primeiros colocados. A ideia, segundo a organização, é colocar  Chefs que  farão o papel de “cliente oculto” e irão avaliar três categorias: ambiente, atendimento e sabor dos pratos. No final, os melhores serão premiados. Durante o período do Festival esses estabelecimentos comercializarão pratos com preços promocionais, preparados especialmente para o evento.  Durante o 5º Festival o turista e visitante, terá uma programação especial na Praça Central de Jacumã com Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, apresentações culturais e shows.
Sorvete de Inhame no festival do Conde-PB
Sorvete de Inhame no festival do Conde-PB

Ruth Avelino, presidente da PBTUR, disse que a gastronomia é o carro chefe de qualquer roteiro turístico. Em vídeo, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo destaca o potencial dos eventos de gastronomia para o desenvolvimento da economia local.
Ruth Avelino presidente da PBTUR
Ruth Avelino presidente da PBTUR

Restaurantes do 5º Sabores e Saberes do Conde-PB
Beach Hotel, A Creperia, O Púkaro, Tropicália Bistrô, Carpe Diem Restaurante, Turek Grelhados Bar, Brasilândia, Dani Tapioca, Pousada e restaurante Sítio dos Santos, Dos Sabores, Escape Bebel, Matusuri Restaurante, Parada Jacumã e o Sonho Gelado.
*Inhame é um tubérculo muito usado no nordeste do Brasil. Ele é o nome dado aos rizomas das plantas do gênero Dioscorea.
Inhame da produção local
Inhame da produção local

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas