A Paraíba terá uma atuação de destaque na 30ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, considerada uma das maiores e proativas feiras de turismo brasileiro. O evento tem início nesta quinta-feira (8) e segue até o sábado (11), na Serra Gaúcha. O Destino Paraíba estará próximo da Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas internacionais e com perspectiva de ampliar o número de turistas de outros países do Mercosul, como Uruguai, Chile e Paraguai.
O espaço da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) ficará dentro do estande do Ministério do Turismo (Mtur), que compreenderá uma área de 350 metros quadrados, ao lado dos principais destinos brasileiros, o que levará os olhos dos cerca de 10 mil profissionais de turismo de todo o mundo a ficarem atentos às novidades que serão apresentadas para o período de alta estação. “Iremos apresentar os nossos roteiros mais fortes de sol e mar, sem esquecer do turismo de aventura e gastronômico que pode ser feito no interior paraibano”, afirmou Ruth Avelino, presidente da PBTur.
De acordo com a executiva paraibana, o Festuris Gramado é fundamental também para manter o Destino Paraíba na prateleira das operadoras da Argentina e ampliar ainda mais a presença dos turistas na Paraíba. Após o incremento do voo direto entre Buenos Aires e João Pessoa, operado pela Gol Linhas Aéreas desde julho do ano passado, o número de argentinos na capital paraibana é superior ao de outros países, com um crescimento superior a 300%.
Em 2018, segundo Ruth Avelino, houve um esforço muito grande por parte do Governo do Estado, sempre em parceria com a iniciativa privada, para trabalhar com as principais operadoras de turismo da Argentina, com a promoção de capacitações e famtours. “Trouxemos para a Paraíba mais de 50 agentes de viagens ligados às mais influentes operadoras argentinas e a expectativa é bastante otimista quanto ao retorno desse investimento”, apontou a executiva da estatal de turismo.
Afora o mercado internacional, a presidente da PBTur aposta no mercado interno, com investimento em capacitação e divulgação em destinos como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Goiânia. “Precisamos estar sempre atentos ao mercado local. São os estados os indicadores de emissão de turistas importantes para a Paraíba, em especial, São Paulo, e precisamos estar frequentemente próximos e investindo em promoção”, pontuou Ruth Avelino.
O estande do Ministério do Turismo no Festuris Gramado representa hoje a maior presença dentro da feira, que contará com mais de 2 mil marcas e cerca de 65 destinos internacionais em exposição. O Ministério do Turismo trará para dentro da feira o Espaço MTur: um estúdio voltado para que personalidades do turismo concedam entrevistas e depoimentos, expondo de cases de sucesso dentro da temática, a exemplo do que foi feito na ABAV Expo 2018. Uma oportunidade de troca de conhecimento e aprendizagem.
FOTOS – CACIO MURILO