Home Posts INDÍGENAS DE 4 ESTADOS REALIZAM CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS

INDÍGENAS DE 4 ESTADOS REALIZAM CONFERÊNCIA DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul realiza de 15 a 17 de outubro, em Florianópolis, a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento reúne 496 delegados de quatro estados (RS, SC, PR e SP) e irá discutir propostas para alterar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi). A conferência será aberta nesta terça-feira, 15, no Hotel Canto da Ilha – Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas, Florianópolis.
 
Na etapa distrital, os delegados aprofundam as discussões iniciadas nas aldeias e fazem a escolha de 35 propostas que serão levadas para a etapa nacional. Além das propostas, o grupo irá escolher 80 delegados para representar a região, habitada predominantemente pela etnia Kaingang.
Sobre a 5ª CNSI
A conferência é feita em três etapas: inicialmente as discussões são feitas nas aldeias, na etapa local, onde são formadas propostas para alterar a política; estas propostas são aprovadas e levadas a etapa distrital, e por último, tudo o que for aprovado na etapa distrital segue para a etapa nacional, a ser realizada de 26 a 30 de novembro em Brasília-DF. A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Sesai- Secretaria Especial de Saúde Indígena- em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde –CNS.
Esta é a primeira conferência realizada após a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em 2010. A última conferência nacional de saúde indígena foi realizada em 2006, na época a saúde indígena era uma atribuição da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Sobre o DSEI
O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul é uma das 34 unidades descentralizadas de gestão da SESAI, órgão do Ministério da Saúde criado pelo governo federal em 2010 para assumir a gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). A SESAI é a única secretaria do Ministério da Saúde que executa diretamente ações de saúde. O DSEI Interior Sul é responsável pela saúde de 41.847 índios de maioria Kaingang em uma faixa de terras no interior que vai desde o Rio Grande do Sul até São Paulo. Os distritos foram divididos de acordo com critérios de distribuição populacional e organização dos povos indígenas.
Serviço
O que? Etapa Distrital da 5ª CNSI do DSEI Interior Sul
Quando? Dias 15, 16 e 17 de outubro
Onde? Hotel Canto da Ilha – Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas, Florianópolis.
Destaques – Abertura do evento, na terça-feira às 8:00h e Plenária de aprovação de propostas e encerramento, na quinta-feira a tarde.
Contatos – Francisco Souza – assessor de imprensa DSEI Interior Sul (47) 9938-1512
Mais informações no site: www.saude.gov.br/5cnsi e também www.saude.gov.br/sesai
 
 
 
Francisco Souza
Assessor de Imprensa
MS/SESAI/DSEI Interior Sul
(48) 3049-8531
(47) 9938-1512
 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Mais Lidas