Nesta quarta-feira, 30, o Conselho Nacional de Saúde lança a Campanha Nacional em defesa do SUS e fortalecimento do Controle Social nos 25 anos do Sistema Único de Saúde. A Campanha não é apenas uma ação comemorativa, mas sim um ato político a favor da saúde pública, tema de maior destaque durante as mobilizações de rua, que ocorreram durante o mês de junho em todo o país.
O ato está marcado para às 9h, com apresentação cultural e mobilização de cerca de mil e quinhentos representantes dos estados brasileiros. “O Congresso Nacional e o Governo federal precisam ir além do Programa Mais Médicos e apostar no financiamento da Saúde, com 10% da receita corrente bruta. Nós estamos fazendo a luta da saúde de qualidade para todos, o grande clamor das já citadas mobilizações de rua”, declara Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
“O povo brasileiro de mãos dadas por um SUS de qualidade e para todos” é o tema da campanha, que tem como ação inicial a apresentação das peças publicitárias em defesa do SUS e para o fortalecimento do Controle Social para os 100 mil conselheiros de todo Brasil. O ponto alto do lançamento será às 11h, quando as peças serão divulgadas e postadas nas redes sociais. Depois o CNS apresentará oficialmente a campanha em defesa do SUS para os parlamentares, na Câmara dos Deputados.
A campanha tem um caráter político para a defesa e fortalecimento do SUS, que neste ano completa 25 anos. “Vamos lutar pelo fortalecimento e temos várias ações até 2015, quando realizaremos a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, afirmou Socorro Souza. Ainda segundo a presidente do Conselho Nacional de Saúde, nesse período a campanha de fortalecimento do SUS ganhará as ruas por meio dos Conselho estaduais e municipais.
O início da campanha, que é a própria participação popular, com a sociedade na rua, tem o intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde explicando o funcionamento dos conselhos e reforçando a importância da participação da sociedade na melhoria da nossa saúde. Nessa primeira etapa da campanha a ação será nas redes sociais depois será lançada nas cinco regiões do Brasil e nos estados. No segundo momento, haverá ciclos de debates e mostra itinerante de vídeos, comemorando os 25 anos do SUS. O Ministério da Saúde e a Fiocruz são parceiros do CNS na campanha publicitária.
Ao final do dia 30, os conselheiros e conselheiras de saúde vão realizar um “tuitaço” com a hashtag #JuntosPeloSUS.