HomePostsAto público marca campanha em defesa do SUS e mais recursos para...

Ato público marca campanha em defesa do SUS e mais recursos para a saúde

 
Nesta quarta-feira, 30, o Conselho Nacional de Saúde lança a Campanha Nacional em defesa do SUS e fortalecimento do Controle Social nos 25 anos do Sistema Único de Saúde. A Campanha não é apenas uma ação comemorativa, mas sim um ato político a favor da saúde pública, tema de maior destaque durante as mobilizações de rua, que ocorreram durante o mês de junho em todo o país.
O ato está marcado para às 9h, com apresentação cultural e mobilização de cerca de mil e quinhentos representantes dos estados brasileiros. “O Congresso Nacional e o Governo federal precisam ir além do Programa Mais Médicos e apostar no financiamento da Saúde, com 10% da receita corrente bruta. Nós estamos fazendo a luta da saúde de qualidade para todos, o grande clamor das já citadas mobilizações de rua”, declara Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
O povo brasileiro de mãos dadas por um SUS de qualidade e para todos” é o tema da campanha, que tem como ação inicial a apresentação das peças publicitárias em defesa do SUS e para o fortalecimento do Controle Social para os 100 mil conselheiros de todo Brasil. O ponto alto do lançamento será às 11h, quando as peças serão divulgadas e postadas nas redes sociais. Depois o CNS apresentará oficialmente a campanha em defesa do SUS para os parlamentares, na Câmara dos Deputados.
A campanha tem um caráter político para a defesa e fortalecimento do SUS, que neste ano completa 25 anos.  “Vamos lutar pelo fortalecimento e temos várias ações até 2015, quando realizaremos a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, afirmou Socorro Souza. Ainda segundo a presidente do Conselho Nacional de Saúde, nesse período a campanha de fortalecimento do SUS  ganhará as ruas por meio dos Conselho estaduais e municipais.
O início da campanha, que é a própria participação popular, com a sociedade na rua, tem o intuito de fortalecer o Sistema Único de Saúde explicando o funcionamento dos conselhos e reforçando a importância da participação da sociedade na melhoria da nossa saúde. Nessa primeira etapa da campanha a ação será nas redes sociais depois será lançada nas cinco regiões do Brasil e nos estados. No segundo momento, haverá ciclos de debates e mostra itinerante de vídeos, comemorando os 25 anos do SUS. O Ministério da Saúde e a Fiocruz são parceiros do CNS na campanha publicitária.
Ao final do dia 30, os conselheiros e conselheiras de saúde vão realizar um “tuitaço” com a hashtag #JuntosPeloSUS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
- Advertisment -

Mais Lidas